quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A informática e as brincadeiras

Este projeto vem sendo desenvolvido  na Escola Municipal Protazio Scheifer com o objetivo de resgatar cantigas e brincadeiras antigas, reconhecer semelhanças e diferenças das crianças de hoje e de outros tempos, descobrir manifestações folclóricas do nosso país.
São vários os motivos que distanciam as brincadeiras antigas do desenvolvimento infantil, entre eles a insegurança que  amedronta e coloca muros cada vez mais altos nos tornando prisioneiros de nossas próprias moradias; a falta do convívio familiar que impede a transmissão de cultura de geração para geração. Sendo assim foi possível buscar no computador, uma fonte rica de pesquisa estratégias para exemplificar como essas brincadeiras antigas aconteciam e trazê-las ao conhecimento das criança.
Inicialmente dados foram coletados com os familiares para listar quais brincadeiras eram as preferidas na época. Depois foram explorados sites infantis que trazem cantigas e brincadeiras antigas, aproveitando para desenvolver a oralidade, a escrita, pesquisa de palavras novas e ampliar o repertório musical dos mesmos. Para concretizar este trabalho as cantigas e brincadeiras antigas foram colocadas em prática no pátio da Escola em momentos de recreação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário